Desentendimento entre Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes
O desentendimento entre Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, começou quando Musk anunciou que iria ignorar decisões judiciais sobre restrição ou bloqueio de perfis na rede⁴⁵. Musk acusou Moraes e o Judiciário, de forma geral, de promover "censura agressiva", com pedidos "que violam a lei brasileira"⁴⁵.
Musk sugeriu que os usuários usassem um recurso chamado VPN (rede privada virtual) para ter acesso à plataforma caso ela fosse derrubada por determinações judiciais⁴. Ele também anunciou que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais⁴⁵. Esta decisão poderia beneficiar uma série de influenciadores e expoentes do bolsonarismo que estão com seus perfis suspensos⁴.
Em resposta, Moraes reagiu dizendo em documento divulgado pelo STF que o bilionário “iniciou uma campanha de desinformação” e que o X está cometendo abuso de poder econômico para “influenciar ilegalmente a opinião pública”⁶. Musk também foi incluído em um inquérito criminal que investiga atos antidemocráticos das chamadas “milícias digitais”⁶.
Este conflito tem gerado muita discussão e debate, tanto no Brasil quanto internacionalmente⁴⁵.
Comentários
Postar um comentário