As pessoas são burras. E não é culpa da IA. Pare com isso
A matéria da Xataka que associa o “novo analfabetismo” à má utilização da inteligência artificial (IA), colocando-a como responsável pela “burrice” da humanidade, apresenta argumentos que merecem uma análise crítica e um contraponto fundamentado.
## Crítica aos argumentos da matéria
### 1. Atribuir à IA a “burrice” humana é uma simplificação equivocada
A matéria sugere que o problema central é o uso passivo da IA, como se ela fosse um oráculo que substitui o pensamento crítico, levando à atrofia cognitiva e à geração de pessoas com diplomas, mas sem critérios. Essa visão, embora tenha um fundo de verdade no que diz respeito à dependência excessiva de qualquer tecnologia, simplifica a questão ao responsabilizar a IA pela “burrice” ou pela falta de raciocínio humano.
A IA é uma ferramenta criada para ampliar capacidades humanas, não para substituí-las. O problema não está na ferramenta em si, mas no uso que as pessoas fazem dela. Como ressaltam especialistas, o desafio é educar para o uso crítico e ético da IA, promovendo a alfabetização digital que vai além do técnico e inclui o desenvolvimento do pensamento crítico e ético[1][6][8]. Portanto, a “burrice” não é causada pela IA, mas pela falta de preparo e educação para usá-la adequadamente.
### 2. A IA não é responsável pela atrofia do pensamento, mas pode ser um fator se mal utilizada
Estudos, como o da Microsoft e da Carnegie Mellon, indicam que o uso excessivo e passivo da IA pode levar à diminuição do exercício do pensamento crítico, pois as pessoas acabam confiando cegamente nas respostas geradas, o que pode atrofiar suas habilidades cognitivas[5][9]. Contudo, isso não é uma característica intrínseca da IA, mas sim da forma como o ser humano escolhe interagir com ela.
A IA pode ser um “multiplicador cognitivo” quando usada como ferramenta para expandir o pensamento, gerar ideias e auxiliar na análise, e não como um substituto do raciocínio próprio[1][6][8]. O problema é a educação insuficiente para essa nova alfabetização digital, que deve ensinar a fazer boas perguntas, interpretar respostas e desconfiar com critério, não de forma paranoica, mas consciente.
### 3. A responsabilidade é humana e social, não da tecnologia
A matéria destaca um “buraco negro” iminente nas empresas e na educação, onde a automação de tarefas formativas pode prejudicar a transmissão de experiência e o desenvolvimento do pensamento crítico[1][6]. Isso reforça que o desafio é estrutural e social, envolvendo políticas educacionais, formação profissional e ética no uso da tecnologia.
Além disso, a regulamentação e governança da IA devem considerar a responsabilidade ética, a transparência e a inclusão social para evitar impactos negativos e garantir que a IA seja uma ferramenta centrada no humano e na sociedade como um todo[3]. A tecnologia em si não é boa nem má; são as escolhas humanas que determinam seu impacto.
### 4. A educação é a chave para evitar o “novo analfabetismo”
Iniciativas como a da China, que planeja incluir educação em IA nas escolas, mostram que o caminho para lidar com os desafios da IA é a formação adequada desde cedo, preparando as pessoas para usar a IA como ferramenta e não como oráculo[4]. A alfabetização digital deve ser ética, crítica e cognitiva, para que as futuras gerações saibam quando e como usar a IA e, principalmente, quando dizer não[1].
### 5. O discurso da “burrice causada pela IA” pode gerar um medo paralisante e equivocado
Focar na IA como causadora da “burrice” humana pode levar a um sentimento de rejeição ou medo da tecnologia, o que é contraproducente. O debate deve ser sobre como integrar a IA de forma responsável e educativa, promovendo a simbiose entre inteligência humana e artificial[8]. A IA é uma oportunidade para ampliar o conhecimento e a criatividade, não uma ameaça definitiva à inteligência humana.
## Conclusão
A responsabilidade pelo “novo analfabetismo” não é da IA, mas da forma como a humanidade escolhe usá-la e educar para seu uso. A IA é uma ferramenta poderosa que pode ser um multiplicador cognitivo ou uma muleta tecnológica, dependendo do contexto educacional, cultural e ético em que está inserida. O foco deve estar na alfabetização crítica, ética e cognitiva para que a IA seja usada como extensão da inteligência humana, e não como substituto do pensamento próprio.
Portanto, a matéria da Xataka, ao tratar a IA como responsável pela “burrice” da humanidade, incorre em uma visão reducionista e alarmista, que não reconhece a complexidade do problema e a centralidade do fator humano e educacional na relação com a inteligência artificial.
Fontes
[1] novo-analfabetismo-nao-se-trata-saber-ler-ou-escrever-trata-se-usar-a-ia-como-um-oraculo-e-nao-como- https://www.xataka.com.br/diversos/novo-analfabetismo-nao-se-trata-saber-ler-ou-escrever-trata-se-usar-a-ia-como-um-oraculo-e-nao-como-uma-ferramenta
[2] Novo analfabetismo não se trata de saber ler ou escrever - Terra https://www.terra.com.br/byte/novo-analfabetismo-nao-se-trata-de-saber-ler-ou-escrever-trata-se-de-usar-a-ia-como-um-oraculo-e-nao-como-uma-ferramenta,02d97e8ba6989ad83441bec08ffecc809fypimcu.html
[3] Inteligência Artificial responsável e a regulamentação - Jornal da USP https://jornal.usp.br/artigos/inteligencia-artificial-responsavel-e-a-regulamentacao-notas-sobre-a-questao-da-ia-centrada-no-humano/
[4] China está planejando seu futuro em três dimensões; é por isso que ... https://www.xataka.com.br/carreira/china-esta-planejando-seu-futuro-em-tres-dimensoes-e-isso-que-vai-incluir-disciplina-ia-nas-escolas
[5] A IA Pode Deixar Você "Burro", Dizem Pesquisadores da Microsoft https://forbes.com.br/forbes-tech/2025/02/a-ia-pode-deixar-voce-burro-dizem-pesquisadores-da-microsoft/
[6] El nuevo analfabetismo no tiene que ver con saber leer o escribir https://www.xataka.com/robotica-e-ia/nuevo-analfabetismo-no-tiene-que-ver-saber-leer-escribir-usar-ia-como-oraculo-lugar-como-herramienta
[7] A Inteligência Artificial e os riscos da burrice natural - Uninter https://www.uninter.com/noticias/a-inteligencia-artificial-e-os-riscos-da-burrice-natural
[8] Inteligência Artificial versus Burrice Natural: Um Debate Instigante https://pt.linkedin.com/pulse/intelig%C3%AAncia-artificial-versus-burrice-natural-um-debate-pereira-edswf
[9] A Inteligência Artificial e o dilema da “burrice” humana no mundo ... https://www.centralpress.com.br/cast/a-inteligencia-artificial-e-o-dilema-da-burrice-humana-no-mundo-corporativo/
[10] Alfabetizações: desafios da nova mídia - SciELO https://www.scielo.br/j/ensaio/a/DhxKhGM6XB9gfRR436cPDvS/
[11] 'A IA não é mais perigosa que a burrice humana', diz Rodrigo Pacheco https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/07/09/a-inteligencia-artificial-so-nao-e-mais-perigosa-que-a-burrice-humana-diz-rodrigo-pacheco.htm
[12] Inteligência artificial só não é mais perigosa do que a burrice ... https://www.cnnbrasil.com.br/politica/inteligencia-artificial-so-nao-e-mais-perigosa-do-que-a-burrice-humana-diz-pacheco/
[13] Não usar IA em 2025 não é ética. É burrice performática - Reddit https://www.reddit.com/r/opiniaoimpopular/comments/1kfrno5/n%C3%A3o_usar_ia_em_2025_n%C3%A3o_%C3%A9_%C3%A9tica_%C3%A9_burrice/
[14] Pacheco alega perigo da “burrice humana” para regular IA https://oantagonista.com.br/brasil/pacheco-alega-perigo-da-burrice-humana-para-regular-ia/
[15] 95% dos analfabetos têm dificuldade para realizar tarefas pelo celular https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/95-dos-analfabetos-tem-dificuldade-para-realizar-tarefas-no-celular/
[16] A inteligência artificial: Uma ferramenta em evolução - PublishNews https://www.publishnews.com.br/materias/2023/07/31/a-inteligencia-artificial-uma-ferramenta-em-evolucao
[17] [PDF] 575 ANALFABETISMO FUNCIONAL https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/1412/607/2748
[18] Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os ... - SciELO https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SVcbNrMKmpkqYZJxH5DHdhG/
[19] [PDF] PRESSUPOSTOS PARA A ATUALIZAÇÃO DO INDICADOR DE ... https://alfabetismofuncional.org.br/wp-content/uploads/2025/05/artigo-pressupostos-para-indicador-de-alfabetismo-funcional-2023.pdf
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