LEPTINA baixa o que é?
A leptina é um hormônio produzido principalmente pelas células de gordura do corpo e tem um papel crucial na regulação do apetite, do metabolismo e do gasto energético. Quando os níveis de leptina estão baixos, o corpo pode interpretar isso como um sinal de que há pouca gordura armazenada, o que pode aumentar a produção de grelina, outro hormônio que estimula a fome. Isso pode levar a um aumento da ingestão de alimentos e, consequentemente, ao ganho de peso⁵.
Níveis baixos de leptina são raros, mas podem ocorrer em condições como a deficiência congênita de leptina, que impede o corpo de produzir o hormônio adequadamente. Sem leptina suficiente, o corpo pensa que não tem gordura corporal suficiente, o que sinaliza fome e pode levar a uma ingestão de alimentos intensa e descontrolada⁷.
Além disso, a baixa concentração de leptina também é relevante nos casos de sobrepeso e obesidade, e estudos sugerem que mutações em genes que codificam o hormônio podem gerar uma baixa na sua produção, levando a hiperfagia e, consequentemente, a obesidade grave⁶.
Comentários
Postar um comentário